Verônica Hugues

Verônica Hugues, filha do escritor uruguaio Eduardo Galeano, morto ano passado por um câncer de pulmão causado por tabagismo. Uruguaia de 56 anos, ex-fumante, Verônica vive em São Paulo e está aposentada por causa de sua doença, um câncer de pulmão que enfrenta há 11 anos.





O que é embalagem padronizada?



PAULA JOHNS



A proposta é tornar a embalagem igual para todas as marcas de cigarro, padronizadas em termos de forma, tamanho, modo de abertura, cor, fonte, livre de marcas, design e logos, tirando o “glamour” dos designs atraentes.


Cigarros são vendidos estrategicamente perto de doces ou chocolates, aumentando a atratividade e a associação entre os produtos para crianças, jovens e adolescentes.


A padronização das embalagens de cigarro é uma forma de interromper esse ciclo vicioso ao acabar com o principal meio de marketing dessa indústria que mata mais da metade daqueles que fazem uso de seu produto.


Estudos apontam que 90% dos fumantes começam a fumar antes dos 18 anos. Vamos pedir ao Poder Legislativo que aprove a lei das embalagens padronizadas evitando assim que mais jovens e adolescentes iniciem a fumar.



Malu Mader

Dentre os diversos apoiadores e parceiros e milhares de assinaturas na petição,
a campanha conta também com algumas personalidades como:




NOTÍCIAS

MÉDICA COM CÂNCER DE PULMÃO PEDE MAÇOS DE CIGARRO PADRONIZADOS
A médica Veronica Hughes foi diagnosticada há 12 anos com câncer de pulmão, provocado pelo cigarro. Hoje aos 56, ela está no estágio 4 da doença. Seu pai, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, e sua mãe morreram em decorrência desse câncer...
SEM PADRONIZAÇÃO, MAÇOS DE CIGARRO ATRAEM JOVENS E REDUZEM ALERTAS SANITÁRIOS
Não é de hoje que associações contra o tabagismo travam uma batalha pela padronização das embalagens de cigarro. A justificativa, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é que as cores e o design atraem o olhar de jovens...
DERROTA DA INDÚSTRIA DO TABACO NA SUPREMA CORTE
A indústria do tabaco sofreu uma derrota na Suprema Corte do Reino Unido, na ação em que contesta a validade da adoção das embalagens padronizadas! A Corte rejeitou todos os argumentos apresentados pela indústria. A medida entrará em vigor amanhã, dia 20 de maio.
FRANÇA ADOTA EMBALAGEM PADRONIZADA DE CIGARROS
Em decisão divulgada na semana passada, o Conselho Constitucional francês validou a lei que determina a adoção de embalagens padronizadas, a partir de maio/2016. No mesmo sentido, a Corte Constitucional da Austrália proferiu decisão em 2012.
EMBALAGEM PADRONIZADA É VALIDADA NA JUSTIÇA
O Parlamento francês aprovou lei que introduz embalagens padronizadas para cigarros. É uma tentativa de diminuir o número de fumantes, especialmente entre adolescentes.